Como posso solicitar uma declaração de matrícula/ inscrição?

Alunos Aceda ao netPA – Portal Académico (Secretaria Virtual) e em “Requisição de documento” selecione na barra de pesquisa “Declaração”, depois é só selecionar o que pretende. Recordamos que os documentos só são emitidos após o pagamento.

Ex-Alunos:

Pode efetuar o pedido através do endereço de e-mail que consta no processo de aluno (a) para o endereço info@ismat.pt, indicando o documento que pretende, nome completo, curso frequentado e respetivo período. Caso não tenha acesso ao endereço de e-mail que consta no processo de aluno (a), deverá realizar o pedido de forma presencial, ou em alternativa, anexar o Documento de Identificação, para prosseguir com o mesmo, via e-mail.

Valor: 

Para saber o valor a pagar, deverá consultar a Ordem de Serviço que define os emolumentos para o ano letivo 2021/2022.

Entrega documentos: 

Pode obter o documento via e-mail e posteriormente realizar o levantamento presencial. O levantamento presencial, também pode ser realizado por alguém em sua representação. Saiba como aqui.

Pode ainda, solicitar o envio do documento via CTT O envio Nacional tem um custo de 10,00€ (incluindo ilhas) e o Internacional de 50,00€. Caso opte pelo envio postal, deverá acrescentar a morada de destino no e-mail de pedido.

Posso pedir a outra pessoa que me trate de um determinado assunto junto dos Serviços do ISMAT?

Sim, desde que autorize expressamente essa pessoa a tratar do assunto em causa, mediante emissão de autorização devidamente datada, assinada e acompanhada de cópia do seu documento de identificação.

Na autorização deve constar de forma explícita o ato que o representante está autorizado a realizar em nome do aluno ou candidato (ex: requisitar ou levantar uma declaração, certificado / certidão, carta de curso, / diploma, marcar um exame, inscrições a alguma unidade curricular, etc).

O aluno tem que enviar por email, através do email registado na ficha de aluno, para o serviço responsável do assunto em questão, cópia da autorização (o representante é portador do original).

Como solicitar a declaração para o SEF?

Aceda ao netPA – Portal Académico (Secretaria Virtual) e em Atividades letivas » requisitar documentos » Declaração de matrícula para estudante estrangeiro/internacional (SEF).

Relembramos que o Estudante Internacional/ Estrangeiro no ato da matrícula/inscrição deverá liquidar além dos valores de matrícula, inscrição e seguro deverá também liquidar as duas primeiras mensalidades da sua propina, tendo por base o número de ECTS de inscrição no ano letivo, considerando um mínimo de 20 ECTS de inscrições por semestre letivo. Até à liquidação deste montante não serão emitidas quaisquer declarações ao aluno, nomeadamente a declaração para efeitos de obtenção de visto para estudante.

Para obter os dados para pagamento da matrícula/inscrição (emolumentos) e propinas deverá aceder ao netPA – Portal Académico (Secretaria Virtual) e na Situação Financeira escolher Pagamentos. Aqui poderá obter a ref.ª MB ou optar por pagar com cartão de crédito ou Paypal. Na Consulta Resumo Financeiro pode consultar todos os valores que estão a pagamento.

O meu Diploma/Certificado de Habilitações é emitido por uma Universidade Estrangeira. Como faço a sua autenticação?

Os diplomas e certificados têm de evidenciar as circunstâncias da sua emissão de forma fidedigna e devem ser autenticados pelo Consulado Português no país emitente ou, se for caso disso, apostilados, nos termos da Convenção de Haia, pelas entidades competentes do Estado emitente, e traduzidos para a língua portuguesa por tradutor ajuramentado quando estiverem elaborados em língua diferente da portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

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