Guia – Submissão de Trabalhos

Sabias que quando submetes um trabalho no Moodle podes verificar a percentagem de similaridade e consultar o respetivo relatório? Consulta os passos abaixo.

1. Até decidires submeter o trabalho, tens acesso ao relatório de grau de similaridade dos ficheiros que submeteres (*). Os ficheiros passam por 3 estados:

  • Queued [Em fila de espera]
  • Pending [Em análise]
  • Ready, com indicação da percentagem de similaridade

Para aceder ao relatório clica na percentagem.

2. Quando finalizado o processo de análise e antes do prazo, deves submeter o teu trabalho para avaliação.

(*) É necessário que o docente crie a atividade no Moodle com as parametrizações de botão «Submeter o trabalho» e «Turnitin» ATIVAS

Aviso Legal
Considerando que o Turnitin é apenas um dos métodos de avaliação de similaridades, os resultados inscritos nos relatórios extraídos deste sistema devem ser considerados como um elemento ponderação complementar no âmbito de uma análise mais global sobre a capacidade de redação de um Estudante. Os Relatórios de Originalidade são unicamente ferramentas de apoio à deteção de semelhanças de texto dos trabalhos comparados e não determinam, por si só, de forma vinculativa, conclusiva ou definitiva, a existência de plágio, cabendo ao docente recorrer a outros elementos ou ferramentas para formular a decisão final, no quadro de um julgamento profissional amplo devidamente sustentado.

Posso fazer melhoria de nota?

Para fazer o exame de melhoria de classificação deves inscrever-te no Portal Académico netPA a exame de melhoria de classificação. Só o podes fazer uma vez por cada unidade curricular, a que tenhas tido aprovação e até ao ano letivo seguinte ao da conclusão da unidade curricular. Não dispensa a consulta do Regulamento de Avaliação.

Contacte-nos

  • Rua Dr. Estêvão de Vasconcelos, nº. 33, 8500-656 Portimão
  • www.ismat.pt